2021 | Pré-Comunicon – Mesa de Abertura

O evento de abertura do Pré-Comunicon 2021, promovido pela Cátedra Maria Aparecida Baccega, contou com a participação de professores/as de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) de três diferentes universidades, todos eles pesquisadores da interface Comunicação/Educação, os quais abordaram, a partir de diferentes perspectivas a temática central da mesa: “Educação Midiática e Consumo”.

ESPM
Evento on-line
São Paulo

Prof. Dr. Adilson Citelli

Comunicação e educação: acerca das interfaces

Pensar de modo mais abrangente a educomunicação implica acionar alguns vetores que cumprem papel de mediação entre os campos da comunicação e da educação. Nesta exposição colocaremos em debate um dos elementos que circundam a ecologia comunicacional (e educomunicacional) em curso, basicamente substanciada na estratégia tecno-políticas do agenciamento dos dados.

Profa. Dra. Mônica Fantin

Educação midiática e cidadania: entre consumos, práticas culturais e participação

A palestra aborda experiências de educação midiática no ensino e na pesquisa destacando os desafios, as boas práticas e as mediações da literacia midiática no contexto da cultura digital.

Profa. Dra. Gabriela Borges

Oficinas de criação audiovisual e transmídia do Observatório da Qualidade no Audiovisual

Esta palestra apresenta a experiência de elaboração e divulgação das oficinas de criação audiovisual e transmídia do Observatório da Qualidade no Audiovisual durante a pandemia Covid-19. Com as restrições a que estamos todos submetidos, adaptamos as oficinas, que geralmente são oferecidas aos alunos em escolas públicas de Juiz de Fora e região, e produzimos materiais didático-pedagógicos que foram disponibilizados nas redes sociais para serem utilizados pelos professores do ensino fundamental e médio.

ASSISTA A GRAVAÇÃO DA MESA