Sobre

Sobre a cátedra

A Cátedra Maria Aparecida Baccega, projeto elaborado e desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo – PPGCOM ESPM desde 2015, constitui-se numa instância de produção qualificada de pesquisas científicas, debate acadêmico e extensão universitária sobre as inter-relações Comunicação, Educação e Consumo.

Em 2018, tem início a parceria entre o Instituto Palavra Aberta e a Cátedra Maria Aparecida Baccega, quando se inaugura um diálogo a partir de atividades como seminários, jornadas de formação e conferências.

As atividades desenvolvidas no âmbito da Cátedra aglutinam-se em torno dos processos comunicacionais midiáticos e de consumo da contemporânea sociedade brasileira, visando ao desenvolvimento de educação para os meios e para o consumo, junto a professores do ensino Básico e à sociedade em geral.

(…) informação não é conhecimento. Poderá até ser um passo importante. O conhecimento implica crítica. Ele se baseia na inter-relação e não na fragmentação. Todos temos observado que essa troca do conhecimento pela informação tem resultado numa diminuição da criticidade.

Baccega, MA. Da Informação ao conhecimento: ressignificação da escola. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Equipe

Coordenação: Tania Hoff (docente PPGCOM)

Vice-coordenação: Egle Spinelli (docente PPGCOM)

Pesquisadoras: Sabrina Generali (doutora PPGCOM), Isabela Afonso Portase e Letícia Franco Caro (mestrandas PPGCOM)

Diretor Nacional de Pós-Graduação e Educação Continuada: Tatsuo Iwata Neto

Coordenadora-Geral de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu: Denilde Holzhacker

Coordenação PPGCOM: Eliza Bachega Casadei

Apoio