2022 | MESAS TEMÁTICAS: Educação para consumo de mídia

O evento Educação para o Consumo de Mídia, promovido pela Cátedra Maria Aparecida Baccega em parceria com o grupo de pesquisa DIGICOM (Comunicação, Literacia Digital e Consumo), contou com duas mesas temáticas que abordaram pesquisas sobre as competências midiáticas necessárias para superar o atual cenário  de desinformação, realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM/ESPM). Além disso, também foi realizado o lançamento do livro “Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces da teleficção”, organizado por Maria Aparecida Baccega, Andréa Celeste Montini Antonacci e Joana A. Pellerano.

ESPM
Evento on-line

Mesa I – Política e Publicidade no contexto da desinformação

Isabela Afonso Portas

Um voto de (des)confiança: entendendo as dimensões políticas da desinformação

Tendo em vista as disputas políticas no contexto de desinformação, em que se distorcem os fatos em busca de poder e influência, essa palestra tem como objetivo explicar como chegamos ao atual cenário e mostrar caminhos para superá-lo de forma crítica e consciente.

Pedro Henrique Ramos

Educação midiática e cidadania: entre consumos, práticas culturais e participação

Nesta apresentação, exploraremos como a publicidade digital tornou-se um pilar fundamental para inclusão digital e acesso à informação, mas como esse contexto também permitiu o financiamento de fake news. Mostraremos casos práticos e como a indústria e os reguladores tem atuado para reduzir esses efeitos.

Mesa II – Competências Midiáticas na Escola

André Carbone

Como os torcedores de futebol lidam com o contexto da desinformação e o usam para criar sociabilidade

Saiba de de onde vem a informação no futebol, os tipos de conteúdos que mais repercutem entre os torcedores nas redes sociais e como a desinformação pode fazer parte do processo de sociabilidade de torcedores.

Jéssica Santos

Como explorar o campo jornalístico-midiático da BNCC na sua escola?

A palestra vai discutir porque o campo jornalístico-midiático da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) deve ser implementado nos Ensinos Fundamental e Médio e os desafios para garantir que estas competências sejam desenvolvidas em nossos estudantes.

ASSISTA As GRAVAÇões DAs MESAs