No período de setembro a novembro de 2023 a Cátedra Maria Aparecida Baccega, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP, promoveu uma série de palestras sobre questões voltadas à educação midiática para falar sobre consumo, avaliação crítica e criação de mídia. As apresentações foram realizadas para os estudantes do projeto Jovem Inusitado, uma iniciativa que proporciona aos alunos da rede estadual de ensino o aprimoramento da aprendizagem com ênfase em resultados, capacitação técnica e desenvolvimento comportamental.
Esta atividade foi promovida em parceria com o Grupo de Pesquisa “Comunicação, Literacia Digital e Consumo”, coordenado pela Profa Egle Spinelli.
2023
ESPM
Evento on-line
São Paulo
Confira a programação completa:
Isabela Afonso Portas
Doutoranda PPGCOM-ESPM
Encontro 1
Como identificar e combater fake news
Data: 14/09/2023 |Horário: 19h às 20h
Objetivo: Compreender os conceitos de fake news, desinformação e Pós-Verdade. Desenvolver habilidades para identificar e reconhecer os impactos das fake news na sociedade. Aprender estratégias para combater a propagação de conteúdos falsos nas mídias digitais.
Cássio Martinez
Mestrando PPGCOM-ESPM
Encontro 2
A Era das Plataformas: explorando algoritmos e dados na sociedade
Data: 05/10/2023 |Horário: 19h às 20h
Objetivo: Compreender conceitos sobre a sociedade de plataforma. Compreensão sobre as lógicas algorítmicas nas plataformas digitais. Coleta e uso de dados para direcionar preferências, valores e comportamentos. Consequências e desafios da plataformizacão na vida cotidiana.
Letícia Caro
Mestranda (PPGCOM-ESPM)
Encontro 3
A importância dos perfis nas redes sociais para a formação de opinião pública
Data: 26/10/2023 |Horário: 19h às 20h
Objetivo: Entender como os perfis atuantes nas redes sociais exercem influência sobre a opinião pública e explorar as consequências dessas práticas na sociedade contemporânea, a partir de uma observação do perfil de boatos e fofocas nas redes sociais. Analisaremos as dinâmicas de disseminação de informações, avaliando o papel dos influenciadores digitais e o impacto de suas postagens no debate público. Também investigaremos os diferentes tipos de interação dos usuários, desde seguidores e haters.
Isabela Afonso Portas
Doutoranda (PPGCOM-ESPM)
Encontro 4
Manipulação emocional: propaganda e discurso de ódio
Data: 09/10/2023 |Horário: 19h às 20h
Objetivo: Compreender o conceito de propaganda e reconhecer seus mecanismos de persuasão. Analisar o impacto do discurso de ódio na sociedade. Desenvolver habilidades para identificar e combater a manipulação emocional.
Sabrina Generali
Doutora (PPGCOM-ESPM)
Encontro 5
Produção de mídia: canais e estrutura de textos e gêneros
Data: 30/11/2023 |Horário: 19h às 20h
Objetivo: Compreender os conceitos de produção de mídia, canais e gêneros. Identificar os diferentes canais de comunicação utilizados na produção de mídia. Analisar a estrutura de texto e os gêneros presentes na produção midiática. Desenvolver habilidades na produção de textos e gêneros específicos para diferentes canais de mídia.