No período entre setembro a novembro de 2024 a Cátedra Maria Aparecida Baccega, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP, promoveu quatro palestras sobre questões voltadas à educação midiática para falar sobre sustentabilidade, plataformização e consumo e avaliação crítica de mídia. As apresentações foram realizadas para os estudantes do projeto Jovem Inusitado, uma iniciativa que proporciona aos alunos da rede estadual de ensino o aprimoramento da aprendizagem com ênfase em resultados, capacitação técnica e desenvolvimento comportamental.
Esta atividade foi promovida em parceria com o Grupo de Pesquisa “Comunicação, Literacia Digital e Consumo”, coordenado pela Profa Egle Spinelli.
2024
ESPM
Evento presencial
São Paulo
Confira a programação completa:

Tamara Natale
Doutoranda PPGCOM-ESPM
Encontro 1
Sustentabilidade e ESG: simplificando conceitos complexos
Data: 14/09/2024 |Horário: 16h às 17h
Objetivo: Explorar a importância da literacia midiática no contexto da sustentabilidade, destacando como o desenvolvimento dessas competências fortalece a capacidade de interpretar conteúdos, avaliar fontes e tomar decisões mais conscientes. O objetivo foi fornecer ferramentas para desmistificar ESG, analisar criticamente mensagens midiáticas e validar informações, contribuindo para uma sociedade mais informada e responsável.

Cássio Martinez
Mestrando PPGCOM-ESPM
Encontro 2
A Era das Plataformas: o que está por trás das plataformas digitais e como elas interferem na forma como você entende o mundo
Data: 21/09/2024 |Horário: 16h às 17h
Objetivo: Explorar a plataformização e seu impacto nas esferas sociais e econômicas, abordando algoritmos, governança digital e modulação de comportamento, com foco na reflexão crítica sobre a influência das plataformas na vida cotidiana dos jovens.

Letícia Caro
Mestranda (PPGCOM-ESPM)
Encontro 3
Impacto dos perfis de boatos e fofocas nas redes sociais no debate público
Data: 19/10/2024 |Horário: 16h às 17h
Objetivo: Entender como os perfis atuantes nas redes sociais exercem influência sobre a opinião pública e explorar as consequências dessas práticas na sociedade contemporânea, a partir de uma observação do perfil de boatos e fofocas nas redes sociais. Para tanto, analisaremos as dinâmicas de disseminação de informações, avaliando o papel dos influenciadores digitais e o impacto de suas postagens no debate público. Também investigaremos os diferentes tipos de interação dos usuários, desde seguidores e haters.

Isabela Afonso Portas
Doutoranda (PPGCOM-ESPM)
Encontro 4
Manipulação emocional: propaganda e desinformação
Data: 23/11/2024 |Horário: 16h às 17h
Objetivo: Compreender os conceitos e lógicas de propaganda e desinformação, bem como reconhecer os seus impactos na sociedade, tendo em vista os mecanismos de persuasão e manipulação emocional a que somos expostos na vida cotidiana.