Grupos focais com educadores do ensino básico
Em sequência à pesquisa iniciada em 2019, em novembro de 2020, foi realizado um grupo focal, por meio de videoconferência, com a participação de educadores/as do Ensino Básico – que atuam em escolas particulares, sediadas na cidade de São Paulo.
Na data de realização do grupo focal, muitas escolas permaneciam fechadas em decorrência da pandemia da covid-19. Outras já atuavam deforma híbrida. Um cenário misto de exaustão e resiliência marcava o encerramento do primeiro ano letivo em que educadores/as, crianças e adolescentes migraram para um modelo de ensino remoto no país.
A condução do grupo focal foi alicerçada em seis perguntas, a saber:
- 1. Como se dá o consumo de mídia pelos professores?
- 2. Como trabalham/produzem mídia na sala de aula?
- 3. Há consciência crítica do uso da mídia pelos alunos?
- 4. Como os professores concebem consumo?
- 5. A relação dos professores com as mídias.
- 6. Existem projetos de educação para os meios (e para o consumo) nas escolas?
Cada um dos relatórios (sínteses) a seguir traz os resultados obtidos acerca dos questionamentos acima.