Grupos focais com educadores do ensino básico
Em sequência às pesquisas realizadas em 2019, 2020 e 2021 após o término do ano letivo de 2022 foi realizado um grupo focal com a participação de educadores/as do Ensino Básico que atuam nas redes pública e particular.
No ano pós-pandemia, as escolas já haviam voltado à normalidade e os professores demonstravam mais consciência em relação às suas próprias limitações com o uso de mídia em sala de aula, assim como em relação às limitações das escolas e dos estudantes. Percebeu-se também uma necessidade de buscar atividades de cunho menos tecnológico, já que os alunos demonstravam um esgotamento frente ao contato excessivo com a tecnologia durantes os anos anteriores, quando tiveram aulas remotas.
A condução do grupo focal foi alicerçada em seis perguntas, a saber:
- 1. Como se dá o consumo de mídia pelos professores?
- 2. Como trabalham/produzem mídia na sala de aula?
- 3. Há consciência crítica do uso da mídia pelos alunos?
- 4. Como os professores concebem consumo?
- 5. A relação dos professores com as mídias.
- 6. Existem projetos de educação para os meios (e para o consumo) nas escolas?
Cada um dos relatórios (sínteses) a seguir traz os resultados obtidos acerca dos questionamentos acima.