Referências bibliográficas

PRODUÇÕES DA CÁTEDRA MARIA APARECIDA BACCEGA

SPINELLI, Egle; HOFF, Tâniar; GENERALI, Sabrina; PORTAS, Isabela. Literacia Midiática: desafios para uma cidadania digital inclusiva no contexto da Educação Básica brasileira. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 18, n. 1, p. 76–97, 2024. DOI: 10.5016/cm.v18i1.572. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/572.. Acesso em: 24 maio. 2024.

SPINELLI, Egle; HOFF, Tania; PORTAS, Isabela; CARO, Letícia; GENERALI, Sabrina. Desafios na educação para a cidadania: uso e consumo de mídia na escola. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Set. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202316500264dd286a8b96f.pdf. Acesso em 24 mai. 2024.

HOFF, Tania; SPINELLI, Egle; GENERALI, Sabrina; PORTAS, Isabela. Rastros do consumo midiático: reflexos da dataficação no ambiente escolar. Anais do IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com memória e história oral – O alcance da memória oral. 2022 / Editores: Priscila F. Perazzo; Nina Alejandra Martínez Arellano; Karla Y. Covarrubias. – São Caetano do Sul : USCS, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1aMeg_ZIQsvTa3psh_1-OMqIwEJtTC0_S/view.  Acesso em 24 de mai. de 2024.

GENERALI, Sabrina; SPINELLI, Egle; HOFF, Tânia; PORTAS, Isabela. A interface comunicação/educação e o papel da escola na formação de cidadãos: notas sobre biopolítica. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Out. 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt6-cd/sabrina-c-generali.pdf. Acesso em 20 mai. 2022.

HOFF, Tânia; SPINELLI, Egle; GENERALI, Sabrina. Reflexões sobre educação para os meios e para o consumo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Dez. 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-2712-2.pdf. Acesso em 29 jul. 2021.

HOFF, Tânia; SPINELLI, Egle; GENERALI, Sabrina; PORTAS, Isabela. Literacias digitais e midiáticas para professores e alunos em contexto de pandemia. In: GERALDES, Elen; PIMENTA, Gisele; BELISÁRIO, Katia. PINTO, Rafaela; REIS, Ruth. Comunicação e ciência na era covid-19. São Paulo: Intercom, 2021, p. 187-199. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/uploads/wysiwyg/comunicacao-e-ciencia-na-era-covid-19.pdf. Acesso em 24 nov. 2021.

SPINELLI, E. M.; GENERALI, S.; HOFF, T. M. C. Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 167-178, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320. Acesso em: 29 jul. 2021.

PUBLICAÇÕES EM MEMÓRIA DA PROFA. DRA. MARIA APARECIDA BACCEGA

BACCEGA, Maria Aparecida; ANTONACCI, Andréa Celeste Montini; PELLERANO, Joana A. (org.). Comunicação, educação e consumo: as interfaces da teleficção. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, 259p.

FÍGARO, R.; NONATO, C.; SOARES, I. de O. Memória – Homenagem Maria Aparecida Baccega (1943-2020). Comunicação & Educação[S. l.], v. 24, n. 2, p. 88-93, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v24i2p88-93. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165566

Citelli, A. O. Maria Aparecida Baccega: a palavra e o ato. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 17, n. 50, p. 427- 442, 2020.

Castro, G. G. S.; Assis, F. (Orgs.). Maria Aparecida Baccega: dedicação, ética e solidariedade. São Paulo: Intercom, 2013.

Fígaro, R. Contribuições de Maria Aparecida Baccega aos Estudos de Recepção. Comunicação, Midia e Consumo. São Paulo, v. 17, n. 50, p. 399-426, 2020.

Junqueira, A. H. Baccega, o livro e o caleidoscópio: pequenos fragmentos de uma grande história. Bibliocom. São Paulo, jul/dez. 2014.

Nonato, C.; Soares, I. O.; Figaro, R. Maria Aparecida Baccega (1943-2020). Comunicação & Educação. Ano XXIV, n. 2, 2019.

Rodrigues, A.; Rabello, M. E. As contribuições de Baccega para a construção da comunicação/educação. TCC. USP, s/d. Educomunicação.

PUBLICAÇÕES DA PROFA. DRA. MARIA APARECIDA BACCEGA

Reunimos publicações da Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega que alimentam os trabalhos e as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Cátedra e podem também apoiar apoiar pesquisadores que atuem nas interfaces entre Comunicação, Educação e Consumo.

TONDATO, M. P.; BACCEGA, M. A; ANTONACCI, A.; ROCHA, C. R. N. C; ABRÃO, M. A. P.; JUNQUEIRA, A. H.; SABOIA, C. T. N.; BUDAG, F. E. Novos formatos teleficcionais e a recepção da televisão de qualidade no Brasil: um olhar para a supersérie – onde nascem os fortes. In.: LOPES, M. I. V. L. (org.). A construção de mundos na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2019, p. 225-247. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338104774_A_construcao_de_mundos_na_telenovela_brasileira_um_estudo_de_caso_a_partir_das_cinco_personagens_mais_lembradas

MAGNO, M. I. C.BACCEGA, M. A. A crítica no processo de construção do formato telenovela brasileira nos anos 1970. Revista de Estudios Brasileños, v.5, n.9, p. 29-40, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reb/article/view/144453/138803

ROCHA, C. R. N. C.; BACCEGA, M. A. Hábitos midiáticos e ressignificações de estudantes da rede pública. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XXIII, n. 1, p. 39-51, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140716/140324

JUNQUEIRA, A. H.; BACCEGA, M. A. Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XXII, n. 1, p. 75-83, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121581/129448

MAGNO, M. I. C.BACCEGA, M. A. Das palavras às imagens e o contrário também. Um estudo da adaptação do romance Vidas Secas para o cinema. Revista de Estudios Brasileños, Edição Especial, p. 13-21, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reb/article/download/134504/130320/259534

ROCHA, C. R. N. C.; BACCEGA, M. A. Telenovela como roteiro do real uma análise da família homoafetiva em Amor à Vida e Em Família. Tríade: Comunicação, cultura e mídia, v. 5, p. 80.-94, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3073

BACCEGA, M. A.; ABRÃO, M. A. P. A violência doméstica representada na telenovela A regra do jogo. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XXI, n. 1, p. 109-118, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110959/112711

BACCEGA, M. A.; MELLO, F. C.; BARRETO, R. G. História, ficção e realidade na novela Lado a Lado. In: CAMARGO, R. Z. (org.). Brasil: Múltiplas identidades. 1ed. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2016, p.169-186.

BACCEGA, M. A.; ABRÃO, M. A. P. A telenovela e o merchandising social: um estudo sobre a violência contra a mulher abordado na novela A Regra do Jogo. In: RENÓ, D. P.; ‘TUCA’ AMÉRICO, M.; MAGNONI, A. F.; IRIGARAY, F. (Orgs.). Narrativas Imagéticas, Diversidade e Tecnologias Digitais. 1ed. Rosário Argentina: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2016, v. 1, p. 176-190.

BACCEGA, M. A.; ROCHA, C. R. N. C. Os meios de comunicação e a figura da mulher: uma reflexão sobre a personagem clara da telenovela Em Família. Liderazgo, política y género, n. 11, p. 443-456, 2016. Disponível em: https://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/article/view/3596

BACCEGA, M. A. Estudos de Comunicação e análise do discurso: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Intermeios, 2015, 124 p.

BACCEGA, M. A. O Brasil antenado: a sociedade da novela. In: SILVA, C. E. L.; MELO, J. M.; GOBBI, M. C.; MORAES, O. J. (Orgs.). Ciências da Comunicação no Brasil 50 anos: Histórias para contar. 1ed.São Paulo: FAPESP, INTERCOM, UNESP, 2015, v. III, p. 123-130. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002693976.pdf

BUDAG, F. E.; MARCELINO, R. M. A.; ABRÃO, M. A. P.; BACCEGA, M. A. Consumo e Cidadania: em perspectiva a recepção do rap da periferia paulistana. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XX, n. 2, p. 47-55, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/90478/103975

MELLO, F. C.; BACCEGA, M. A. Imprensa e discurso histórico: A comissão da verdade na Folha de S. Paulo e no O Estado de S. Paulo. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XX, n. 1, p. 105, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/90106/96723

CASTRO, G.; BACCEGA, M. A. A velhice na telenovela brasileira contemporânea: fomento ao debate. Revista Logos, vol. 2, n. 2, p. 98-109, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/19627/16051

TONDATO, M. P.; BACCEGA, M. A.; OROFINO, M. I.; NUNES, M. R. F.; JUNQUEIRA, A. H.; BUDAG, F. E.; ABRAO, M. A. P.; MARCELINO, R. M. A. Fãs de telenovelas: construindo memórias – das mídias tradicionais às digitais. Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 1ed. Porto Alegre: Sulina, 2015, v. 1, p. 65-106.

CITELLI, A. O.; BERGER, C.; BACCEGA, M. A.; LOPES, M. I. V.; FRANÇA, V. R. V. (Org.). Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2014. v. 1. 557p.

BACCEGA, M. A. Comunicação e consumo: educação e cidadania. In: ROCHA, R. M.; OROFINO, M. I. R. (orgs). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014.

AZEVEDO, A. F. Maria Aparecida Baccega: um percurso teórico e político. Entrevista com Maria Aparecida Baccega. Entremeios: revista de estudos do discurso, n. 08, p. 1-14, 2014. Disponível em: 166.pdf (entremeios.inf.br)

BACCEGA, M. A.; MELLO, F. C. Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XIX, n. 2, p. 97-108, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/83345/87477

BACCEGA, M. A.; BUDAG, F. E.; RIBEIRO, L. M. Rebelde(s): consumo e valores nas telenovelas brasileira e mexicana. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XVIII, n.1, p. 95-104, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69255/71714

BACCEGA, M. A.; ANTONACCI, A. A transmidialidade em morde&assopra: uma reflexão sobre consumo cultural e construções narrativas. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XVIII, n.2, p. 89-98, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/68334/78617

BACCEGA, M. A.; OROFINO, M. I. (Org.). Consumindo e vivendo a vida: telenovela e consumo e seus discursos. 1. ed. São Paulo: Intermeios, 2012. v. 1. 202p.

BACCEGA, M. A. O consumo no campo Comunicação/Educação: importância para cidadania. In: ROCHA, R. de M.; CASAQUI, V. Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 248-268.

BACCEGA, M. A. Comunicación y culturas del consumo. 1. ed. Espanha: Comunicación Sociales, Saracozza, 2012.

BACCEGA, M. A. Comunicación y culturas del consumo (eBook). Espanha: Comunicación social, 2012. 270p.

BACCEGA, M. A. Ressignificação e atualização das categorias de análise da ficção impressa como um dos caminhos de estudo da narrativa teleficcional. Comunicación: Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Literatura, v. 01, p. 1317-1335, 2012. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/36475

MARCELINO, R. M. A.; BACCEGA, M. A. Clô: uma personagem da sociedade de consumo. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XVI, n.2, p. 99-112, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44891/48521

BACCEGA, M. A.; CASTRO, G. S.; OROFINO, M. I.; CARRASCOZA, J. L. A.; TONDATO, M. P.; ROCHA, R. M.; HOFF, T. M. C.; CASAQUI, V.; BUDAG, F. Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. In: Maria Immacollata Vassalo de Lopes. (Org.). Ficção televisiva trasmidiática no Brasil: plataformas, convergências, comunidades virtuais. São Paulo: Sulina, 2011, p. 339-374.

BACCEGA, M. A. Inter-relações comunicação e consumo na trama cultural: o papel do sujeito ativo. In: CARRASCOZA, J. A.; ROCHA, R. M. Consumo Midiático e Culturas da Convergência. Miró Editorial, 2011.  

BACCEGA, M. A. Comunicação/educação: relações com o consumo. importância para a constituição da cidadania. Comunicação, Mídia e Consumo, v.7, n. 19, p. 49-65. São Paulo: 2010. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/194/192

BACCEGA, M. A. Construindo a cidadania nas interrelações comunicação, educação e consumo. Conexiones. Revista Iberoamericana de Comunicación, v. 2, n.2, p. 29-40, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/25745930/Comunica%C3%A7%C3%A3o_educa%C3%A7%C3%A3o_e_consumo

BACCEGA, M. A.; MURCIANO, M. Discurso midiático, comunicação e consumo. Conexiones. Revista Iberoamericana de Comunicación, v. 2, n. 2, p. 03-04, 2010. Disponível em: https://www.comunicacionsocial.es/libro/discurso-midiatico-comunicacao-e-consumo_108110/

BACCEGA, M. A.MACEDO, D. G. Afinal, o que é gênero em comunicação? O consumo da programação midiática televisiva. Comunicação & Informação (UFG), v. 13, n.1, p. 01-11, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/19288/11264

BACCEGA, M. A.; BUDAG, F. Representações em Rebelde e recepção de Rebelde: o global e o local na comunicação e no consumo. In: Centro de Altos Estudos da ESPM-(CAEPM). (Org.). Arenas da comunicação com o mercado: articulações entre consumo, entretenimento e cultura. 1ed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2010, p. 233-248.

BACCEGA, M. A.; COSTA, M. C. (Org.). Gestão da Comunicação: Epistemologia e pesquisa teórica. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2009. 221p.

CASTRO, G. S.BACCEGA, M. A. (Orgs.). Comunicação e consumo nas culturas locais e global. São Paulo: ESPM, 2009. 615p. Disponível em: https://www.espm.br/wp-content/uploads/Comunicacao-e-consumo-nas-culturas-locais-e-global.pdf

BACCEGA, M. A. Comunicação/Educação e a construção de nova variável histórica. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XIV, n.3. p. 19-28, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43579

BACCEGA, M. A.CASTRO, G. S. . Comunicação e consumo: cidadania em perigo? Revista da ESPM, v. 16, p. 56-60, 2009. Disponível em: https://bibliotecasp.espm.br/espm/article/view/1128

SAKATA, M. C. G.BACCEGA, M. A.; ALVES, S. R. P.; RICCIO, E. L. A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 2, p. 25-40, 2009. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/50/50

BACCEGA, M. A. Comunicação/Educação e a construção de nova variável histórica. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XIV, n. 3, p. 19-28, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43579/47201

SAKATA, M. C. G.BACCEGA, M. A.; ALVES, R. S.; RICCIO, E. L. Mercado educacional e identidade cultural: efeitos da globalização na educação superior. Polêmica, v. 8, p. 120-130, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277110619_A_globalizacao_do_sistema_de_ensino_superior_o_mercado_educacional

BACCEGA, M. A. Na TV, carro fundamenta contextualização de época. Folha de S. Paulo, São Paulo, p.12, 11 jan. 2009.

BACCEGA, M. A. A sociedade da comunicação: discurso, ficção e realidade. In: GALINDO, J. A. G.; LOPES, M. I. V.; BALANZA, M. T. V. (Orgs.). Contruir la sociedad de la comunicación. Madrid: Tecnus, 2009, p. 260-281.

BACCEGA, M. A.; TONDATO, M.; MACEDO, D. G.; SANTANA, F. C. Gêneros televisivos e publicidade no pime-time português e brasileiro: a recepção como suporte das relações entre comunicação e práticas de consumo. In: MARTINS, M. L.; CABECINHAS, R. (eds.). (Org.). Anuário internacional de comunicação lusófona 2009: memória social e dinâmicas identitárias. Portugal: Grácio Edutor, 2009, p. 01-270.

BACCEGA, M. A. Campo Comunicação/Educação: mediador do processo de recepção. In.: CASTRO, G. G. S.; TONDATO, M. P. (Orgs.). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: ESPM, 2009, p. 31-45. Disponível em: https://docplayer.com.br/10974173-Caleidoscopio-midiatico.html.

BACCEGA, M. A. Inter-relações comunicação e consumo na trama cultural: o papel do sujeito ativo. In.: CASTRO, G. G. S.; TONDATO, M. P. (Orgs.). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: ESPM, 2009, p. 12-30. Disponível em: https://docplayer.com.br/10974173-Caleidoscopio-midiatico.html.

BACCEGA, M. A. Comunicação e Culturas do Consumo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 229p.

BACCEGA, M. A. Palavra e discurso: história e literatura. 2. ed. São Paulo: Ática, 2007. 96p.

BACCEGA, M. A.AZEVEDO, A. F. O discurso hegemônico de Veja e a construção da imagem do pobre. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XII, nr. 1, p. 97-103, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37623/40337

BACCEGA, M. A.; FREIRE, D. A publicidade nos livros didáticos do Ensino Médio. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XII, n. 2, p. 79-90, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37642/40356

BACCEGA, M. A. Discurso da comunicação: encontro de ficção e realidade. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XII, n. 3, p. 23-34, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37655/40369

BACCEGA, M. A. Cecília Meirelles. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XI, n. 1, p. 113-118, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37568/40282

BACCEGA, M. A. Manuel Bandeira. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XI, n. 2, p. 275-280, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37587/40301

BACCEGA, M. A.; GUIMARÃES, M. O. Da comunicação à educação: a importância dos estudos de recepção. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano XI, n. 3, p. 409-414, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37603/40317

BACCEGA, M. A. Jovens de baixa renda sofrem mais influência da propaganda. Meio & Mensagem edição especial Crianças e Adolescentes, Brasil, p. 8, 28 ago. 2006.

BACCEGA, M. A. A comunicação tem que entrar na educação, alerta Baccega. O Girassol, Tocantins/TO, p. A-7, 03 ago. 2006.

BACCEGA, M. A. Trabalhe em sala de aula o consumo consciente. Jornal da Tarde / JT Cidadão, São Paulo, 28 maio 2006.

BACCEGA, M. A. Comunicação genérica. Meio e Mensagem, São Paulo, p. 37, 26 mar. 2006.

BACCEGA, M. A. O impacto da publicidade no campo da comunicação/educação. Cadernos de Pesquisa. ESPM, p. 11-12, 2005. Disponível em: http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/txt.publicidade.pdf

BACCEGA, M. A. Dez anos a serviço da construção do campo comunicação/educação. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano X, n. 3, p. 23-34, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37539/40253

BACCEGA, M. A. Comunicação, interação e tecnologia: interação. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano X, n. 1, p. 7-11, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37504/40218

BACCEGA, M. A. Comunicação e cultura: a construção de significados. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), ano X, n. 2, p. 151-153, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37522/40236

BACCEGA, M. A. Mídia nossa de cada dia. Revista Educação, São Paulo, p. 36-40, 01 jun. 2005.

BACCEGA, M. A. Comunicação/educação: apontamentos para discussão. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 1, n. 2, p. 119-138, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.18568/cmc.v1i2.16

BACCEGA, M. A. Comunicação/Educação: um campo em acção. In: ACTAS DO SOPCOM, 3; LUSOCOM, 6; IBÉRICO, 2, 2009. Anais […]. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2004. p. 383-393.

BACCEGA, M. A. Televisão e Escola: uma mediação possível? 1. ed. São Paulo – SP: SENAC São Paulo, 2003. v. 1. 132p.

BACCEGA, M. A. Palavra e Discurso História e Literatura. 2ª. ed. São Paulo: Princípios, 2003. 96p.

BACCEGA, M. A. La Telenovela: incontro di significati. In: BECHELLONI, G.; LOPES, M. I. V. (Orgs.). Dal Controllo alla Condivisione – studi brasiliani e italiani sulla comunicazione. 1ªed.Roma – Itália: Mediascape Edizioni, 2003, v. 1, p. 99-112.

BACCEGA, M. A. Narrativa Ficcional de Televisão: encontro com os temas sociais. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.26, p. 7-16, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37468/40182

BACCEGA, M. A. Tecnologia e Construção da Cidadania. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n. 27, p. 7-14, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37487/40201

BACCEGA, M. A. Sob a Batuta do novo maestro. Revista Comunicação Empresarial, São Paulo, v. 49, p. 27 – 29, 13 mar. 2003.

BACCEGA, M. A. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Editora Atlas, 2002. v. 1. 179p.

BACCEGA, M. A. Comunicação: interação emissão/recepção. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n. 23, p. 7-15, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011/39733

BACCEGA, M. A. Televisão e educação: a escola e o livro. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n. 24, p. 7-14, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432/40146

BACCEGA, M. A. Meios de Comunicação na Escola. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.25, p.7-15, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37451/40165

BACCEGA, M. A. Comunicação/Educação: conhecimento e mediações. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.20, p. 7-14, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36953/39675

BACCEGA, M. A. A Construção do Campo Comunicação/Educação: alguns caminhos. Revista USP, n.48, p. 18-31, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/32888/35458

BACCEGA, M. A. Dar informação ao conhecimento: ressignificação da escola. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.22, p. 7-16, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713

BACCEGA, M. A. Da Comunicação à Comunicação e Educação. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.21, p. 7-16, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/issue/view/12665/2401

BACCEGA, M. A. Comunicação e Cultura: novo profissional. São Paulo: CCA-ECA/USP, 2000. 74p.

BACCEGA, M. A. Mediação Organizativa: o campo da produção. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.17, p. 7-16, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36892/39614

BACCEGA, M. A. Inter-relações entre Comunicação, Educação e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, n.1, p. 11-12, 2000. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/001095762.pdf

BACCEGA, M. A. Brasil Mostra a Sua Cara na TV. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, São Paulo, n.54, p. 50-55, 2000. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/brasil-mostra-a-sua-cara-na-tv/

BACCEGA, M. A. Televisão: 50 Anos. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.19, p. 6-11, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36933/39655

BACCEGA, M. A. Dando a conhecer a revista brasileira Comunicação e Educação. Revista Público na Escola, São Paulo, v. 1, p. 6 – 6, 01 set. 2000.

BACCEGA, M. A. Novela É Coisa Séria. Revista Ao Mestre Com Carinho, São Paulo, v. 3, p. 22 – 24, 01 jul. 2000.

BACCEGA, M. A. Comunicação & Educação: do mundo editado à construção do mundo. Revista Comunicação Informação: São Paulo (USP), v.2, n.2, p. 176-187, 2003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22853/13594

BACCEGA, M. A. A Comunicação Contemporânea: construindo a realidade. Boletim Imagem Moderna, São Paulo, ano VI, n.16, p. 10-11, 1999. Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/22853

BACCEGA, M. A. Ressignificação da escola: a circulação da ideologia. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.16, p. 7-14, 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874/39596

FREAZA, I. S.; BACCEGA, M. A. As Artes da Novela. Revista Cláudia, São Paulo, p. 40 – 44, 01 abr. 1999.

BACCEGA, M. A. Comunicação e Linguagem: discursos e ciência. São Paulo: Editora Moderna, 1998. v. 1. 127p.

BACCEGA, M. A. O Estereótipo e as Diversidades. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.13, p. 7-14, 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36820/39542

BACCEGA, M. A. Conhecimento, Informação e Tecnologia. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.11, p. 7-14, 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36334/39054

BACCEGA, M. A. Recepção: nova perspectiva nos estudos de Comunicação. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.12, p. 7-16, 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36353/39073

BACCEGA, M. A. Da Telinha para a Universidade. Jornal de Notícias, São Paulo, p. 9, 01 set. 1998.

BACCEGA, M. A. Telenovela – racista como a sociedade. Jornal da USP, São Paulo, p. 8, 03 ago. 1998.

FAERMANN, M.; BACCEGA, M. A. Ficção ou Realidade. Revista Vogue Brasil, São Paulo, v. 243, p. 78 – 83, 01 jul. 1998.

DANTAS, R.; MARON, A.; BACCEGA, M. A. Tudo por uma Novela. Jornal Folha de São Paulo – Caderno TV Folha, São Paulo, p. 10 – 11, 28 jun. 1998.

BACCEGA, M. A. A Chave da Educação é a Comunicação. Jornal da USP, São Paulo, v. 12, p. 16, 02 mar. 1998.

BACCEGA, M. A. Televisão desafio permanente. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.8, p. 7-13, 1997. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36278/38998

BACCEGA, M. A. Comunicação na Educação Formal: processo de mudança. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.9, p. 7-12, 1997. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36298/39018

BACCEGA, M. A. A História no Campo da Comunicação/Educação. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.10, p. 7-14, 1997. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36317/39037

BACCEGA, M. A. Comunicar para Construir a Cidadania. Revista de Pesquisa Magistra, São Paulo, v. 1, n.1, p. 9, 1997.

BACCEGA, M. A. Como Editar o Futuro. Revista TV Escola – MEC – Secretaria de Educação à Distância, São Paulo, v. 9, p. 3, 10 nov. 1997.

SÁ, V.; BACCEGA, M. A. Personagens a Procura de um Autor. Revista República, São Paulo, v. 5, p. 68 – 71, 01 mar. 1997.

BACCEGA, M. A. O Campo da Comunicação e os Estudos da Consciência Verbal. Logos: Rio de Janeiro, v. III, n.4, p. 25-29, 1996. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/13170/10088

BACCEGA, M. A. Comunicação e Cultura. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.5, p. 7-12, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36216/38936

SANCHEZ, F.; BACCEGA, M. A. Novela é Cultura. Revista Veja, São Paulo, p. 7 – 10, 24 jan. 1996.

BACCEGA, M. A. Palavra e Discurso: História e Literatura. São Paulo: Editora Ática, 1995. 90p.

BACCEGA, M. A. Comunicação, Direitos Humanos e Cidadania. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.3, p. 7-12, 1995. https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36150/38870

BACCEGA, M. A. Comunicação e Mediações. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.4, p. 7-12, 1995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36170/38890

BACCEGA, M. A. Cadernos de Gestão. São Paulo: CCA-ECA/USP, 1994.

BACCEGA, M. A. Concordância Verbal. 3. ed. SÃO PAULO: ÁTICA, 1994. 90p

BACCEGA, M. A. Manipulação e Construção da Identidade da África Negra na Imprensa Brasileira. Revista Chilena de Educación Científica, São Paulo, v. 1, n.16-17, p. 157-164, 1994. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/96042/95285

BACCEGA, M. A. Gestão de Processos Comunicacionais. Revista Comunicações Artes, São Paulo, v. 17, n.28, p. 116-119, 1994. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001222265

BACCEGA, M. A. Do Mundo Editado à Construção do Mundo. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.1, p. 7-14, 1994. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36194/38914

BACCEGA, M. A. Comunicação e Tecnologia: educação e mercado de trabalho. Revista Comunicação & Educação: São Paulo (USP), n.2, p. 7-13, 1994. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36128/38848

BACCEGA, M. A. Comunicação e Cultura: um novo profissional. São Paulo: CCA-ECA/USP, 1993. 74p.

BACCEGA, M. A. História e Arte: reflexões sobre a literatura angolana. Revista USP, São Paulo, n.18, p. 134-143, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/26007/27738

BACCEGA, M. A. Palavra, Objeto Social. Revista Princípios, n.30, p. 42-47, 1993. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/000853197.pdf

BACCEGA, M. A. Um Time de Mulheres de Cabeça Boa Discute o Feminismo e a Profissão. A Imprensa Está em Decadência por Falta de Ética e de Autocrítica. Caderno Especial Mulher, Jornal da Unidade, São Paulo, p. 9-15, 01 jun. 1993.

BACCEGA, M. A. No Texto a Palavra Exata. Na Voz Ritmo e Entonação. Jornal Unidade, São Paulo, v. 134, p. 9-10, 01 fev. 1993.

BACCEGA, M. A.; SOLANGE, M. C. L. Manipulation and Building of Black African Identity. The Brazilian Press. Revista Iberoamericana, Tóquio – Japão, v. XIV, n.2, p. 71-78, 1992.

BACCEGA, M. A. A Linguagem Verbal na Comunicação. Comunicações Artes, São Paulo, v. 16, n.27, p. 11-11, 1992. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000809735

BACCEGA, M. A. O Movimento entre a Ficção e a História: O Caso Mayombe – África. Africa: Revista do Centro de Estudos Africanos: São Paulo (USP), vol. I, n.12/13, p. 137-148, 1990. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/95995/95249

BACCEGA, M. A. Linguagem Verbal e Meios de Comunicação. Comunicações e Artes, v. 14, n.23, p. 25-36, 1990. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000809735

BACCEGA, M. A. Comunicación Y Ensenanza de La Lengua. Comunicação e Educação (USP), v. I, n.01, p. 121-131, 1990.

BACCEGA, M. A. Artigo & Crase. São Paulo: Editora Ática, 1989. 80p.  

BACCEGA, M. A.CITELLI, Adilson Odair . Retórica da Manipulação: Os Sem-Terra nos Jornais. Comunicação e Artes, v.14, n. 20, p. 23-29, 1989. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000791353

BACCEGA, M. A. História Y Ficción: Lenguaje Verbal y Medios de Comunicacion. Havana – Cuba: EICTV, 1988. 182p.

BACCEGA, M. A. Lenguaje Verbal y Medios de Comunicación. Havana – Cuba: EICTV – Departamiento de Documentación, Publicaciones y Prensa, 1988.

BACCEGA, M. A. Mayombe – Uma Literatura em Movimento. Boletim Bibliográfico Bma, v. 49, n.1/4, p. 53-62, 1988. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000812020

BACCEGA, M. A. Ensino de Língua Portuguesa: A Experiência da Escola de Comunicações e Artes. Comunicações & Artes, v. 12, n.15, p. 202-210, 1986. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000753251

BACCEGA, M. A. José Cândido de Carvalho – Textos selecionados, estudo histórico-literário, biografia e atividades de compreensão e criação. São Paulo: Abril-Educação, Série Literatura Comentada, 1983. 112p.